25 ANOS DE CASAMENTO: BODAS DE PRATA
Todas as bodas merecem uma comemoração especial e, no caso de uma data marcante como as bodas de prata, que celebram 25 anos de união, a ocasião costuma ser celebrada com uma festa que conta com a presença dos filhos, além de parentes e amigos do casal.
50 ANOS DE CASAMENTO: BODAS DE OURO
A comemoração das bodas costuma ser uma festa ainda maior do que a de bodas de prata, pois agora a família já inclui netos e, muitas vezes, até bisnetos.
1. Em geral, quem organiza a festa de bodas são os filhos, embora as bodas de prata possam ser organizadas pelo próprio casal.
2. Definir se haverá ou não uma cerimônia religiosa. Em caso afirmativo, escolher o local, que pode ou não ser a mesma igreja ou templo onde foi celebrado o casamento.
3. Caso a data caia em um dia da semana, transferir a comemoração para o final de semana mais próximo vai facilitar a vida dos convidados.
4. Fazer a lista dos convidados e escolher o tipo de recepção: almoço, jantar, brunch, coquetel, etc. e também o local: restaurante, clube, a própria casa, salão de festas ou outro.
5. Definidos todos esses detalhes, a organização será feita como se fosse um casamento: reservas, pagamento de taxas, aluguel de material, escolha de louças, toalhas, cardápio, bebidas, flores para decoração, etc.
No caso das bodas de prata, há quem prefira substituir as alianças douradas por um novo modelo em ouro e prata ou ouro amarelo e branco. Outra opção seria acrescentar um filete de ouro branco ou prata às alianças que o casal já usa.
As alianças das bodas de ouro são confeccionadas em ouro amarelo, ligeiramente mais grossas que as do casamento. No topo, recebem uma camada superposta, ainda em ouro, mas em tonalidade diferente, onde são gravadas as folhas de hera, símbolo da fidelidade.
Em geral, quem convida para a celebração de bodas são os filhos: no alto, em letras mais destacadas, virão os nomes das filhas, seguidos dos nomes dos filhos, sendo que o último é acompanhado do sobrenome da família.
Outra opção seria, ao invés de colocar primeiro as filhas e depois os filhos, dispor os nomes no convite de acordo com a ordem de nascimento, começando com o mais velho e terminando com o mais novo.
Caso não tenham filhos ou ainda porque preferem fazer dessa forma, o casal pode encabeçar o convite e convidar para sua celebração de bodas. Após o casamento, de acordo com as regras de etiqueta, o nome do marido precede o nome da esposa nos impressos.
Para o marido, dependendo do horário da cerimônia, terno cinza, marinho ou preto; sapatos pretos, camisa de boa qualidade e gravata bem escolhida, combinando com o restante do traje.
A mulher não precisa usar cinza ou prata. Pode escolher um vestido na cor de sua preferência e completar o visual com um lindo colar ou outro acessório prateado. Vestidos em cores com detalhes em prata também são uma boa opção.
O mesmo vale para as bodas de ouro. Ela poderá escolher entre um vestido ou duas peças na cor de sua preferência e adicionar detalhes em dourado, se desejar.
Os convidados devem se vestir de acordo com o grau de formalidade de ocasião. Se for um evento formal, o mais correto é optar pelo passeio completo que para os homens significa terno escuro de padrão único com gravata e para as mulheres vestidos confeccionados com bons tecidos, sapatos de salto alto e bolsas pequenas.
Quando houver cerimônia religiosa, existem duas possibilidades para o cortejo de entrada:
1º. O pai dá o braço à filha mais velha e o filho mais velho dá o braço à mãe. O cortejo é seguido pelos outros filhos e filhas. Em seguida entram noras, genros e netos que poderão posicionar-se nos primeiros bancos próximos ao altar.
2º. Se houver netos, estes entrarão primeiro, seguidos pelos filhos e filhas com seus respectivos pares e, por último, entrará o casal. Os filhos e netos se posicionam no altar ou nos primeiros bancos, dependendo da quantidade de pessoas.
Escolham uma música bonita para a entrada entre o vasto repertório dos compositores eruditos. Não é necessário repetir a marcha nupcial.
No final da cerimônia, o casal sai à frente. Os netos vem logo atrás seguidos pelos filhos, noras e genros.
Os cumprimentos não devem ser recebidos na porta da igreja e sim no local da recepção. Todos que foram convidados para a cerimônia religiosa deverão ser convidados para a festa, sem exceção.
Com base no número de convidados, definam o tipo de recepção e o local mais apropriado. Para um número reduzido de pessoas, um almoço, jantar ou coquetel na residência do casal pode ser uma boa escolha. Existem ainda diversas alternativas como um churrasco no campo, coquetel seguido de bolo com champanhe no salão do prédio, brunch ou café colonial no salão de festas de um hotel, jantar em um clube, etc.
Se o casal possui muitos netos e bisnetos, deve ficar atento para que o cardápio escolhido agrade também aos pequenos.
Dependendo do tamanho da festa, um único músico ou um pequeno conjunto, com um repertório bem escolhido, conseguirá criar um ambiente agradável. Se desejar, o casal poderá dançar uma valsa ou outra música que tenha um significado especial para ambos.
Evite sobrecarregar o local da festa com as cores da boda em questão, deixando para utilizá-la apenas nos detalhes como: frisos dos pratos, detalhes nas toalhas de mesa, forminhas dos doces e pequenos enfeites do bolo.
As flores podem ser as de sua preferência. Apesar das rosas serem quase sempre as escolhidas, existem diversas opções de flores que deixarão o ambiente alegre e acolhedor.
Acesse o Pinterest para ver e salvar centenas de fotos inspiradoras.
Nas bodas de prata, presenteia-se o casal com objetos de prata ou na cor prateada. Nas bodas de ouro, presentes em cristal fino ou porcelana com filetes dourados, presentes com base de metal dourado, enfim, tudo que lembre a prata ou o ouro das bodas.
Elaborar ou não uma lista de presentes fica a critério do casal. Se quiserem que os presentes sejam revertidos em ajuda aos necessitados, poderão anexar um cartãozinho ao convite.
Nada mais apropriado do que oferecer lembrancinhas personalizadas para bodas, por exemplo:
• Bem-casados amarrados com fitinhas na cor prateada ou dourada.
• Dois monóculos com a foto do casal: um contendo uma foto do dia do casamento e outro contendo uma foto atual.
• Mini garrafas de vinho, champanhe ou cerveja.
• Pães de mel ou palha italiana decorados com detalhes na cor das bodas.
• Mini bolos, delicadamente decorados, em embalagens transparentes.
Assim como em um casamento, pode-se optar por contratar um assessor de eventos que cuidará de todos os detalhes da cerimônia e da festa. Quando os filhos oferecem a recepção, as despesas são divididas entre eles.
Se estiverem organizando por conta própria, procurem bons profissionais, peçam referências e leiam cuidadosamente os contratos de cada um dos prestadores de serviço.
Contratar um bom fotógrafo de casamentos é importantíssimo! As fotografias serão lembranças preciosas desse momento de alegria.
Organizar um evento muitas vezes pode ser cansativo e estressante. Mesmo assim, procurem evitar brigas e manter o clima de harmonia familiar.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Frases para aniversário de casamento
Lista de nomes das bodas de casamento
Comemorar bodas de meses de casamento
Como fazer renovação de votos
Músicas para bodas de prata e de ouro
Como calcular quantidades para festas
Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com
Bodas de Prata e de Ouro © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.
NOIVASONLINE.COM
LISTA DE PRESENTES
• Acessar ou editar minha lista
VESTIDOS PARA CASAMENTO
ESTILOS DE CASAMENTO