Renovação de votos é uma celebração na qual o casal reafirma as promessas que foram feitas um ao outro no dia do casamento. Uma ótima forma de celebrar o amor na presença de pessoas queridas ou apenas entre os dois.
Os aniversários de casamento mais marcantes (10, 15, 20, 30 ou 40 anos) costumam ser escolhas populares para uma cerimônia de renovação de votos, no entanto, ela pode ser feita em qualquer ocasião.
As renovações de votos podem ser feitas por vários motivos. Talvez o casal só tenha conseguido fazer um pequeno casamento e agora deseje ter mais convidados. Pode ser que tenham superado juntos um grande problema e queiram reafirmar seu compromisso. Casais que continuam muito apaixonados depois de anos de casamento podem querer dizer sim um ao outro novamente.
Ao contrário do casamento civil, que possui exigências legais e do casamento religioso que deve obedecer a certas normas definidas pela Igreja ou líderes da religião professada pelos noivos, a cerimônia de renovação de votos é somente uma celebração na qual não há regras nem documentos legais envolvidos, ou seja, pode ser realizada como, quando e onde o casal desejar.
Nesse caso, como a função será somente falar em público, o oficiante tanto pode ser um celebrante religioso como um amigo de longa data do casal, um dos padrinhos ou madrinhas do casamento, um orador contratado ou até mesmo um dos filhos.
Como não existe um protocolo padrão para a cerimônia de renovação de votos, o casal terá muita liberdade para criar uma celebração bonita e significativa.
A única regra é que não se deve pedir ou esperar presentes dos convidados, ou seja, não existe lista de presentes para renovação de votos e os convidados não estarão cometendo gafe se não presentearem o casal.
Já entre os dois pode haver uma troca de presentes ou, caso queiram, a substituição das alianças por um novo par.
Quem serão os convidados e onde será realizada
A celebração pode ser tão formal ou informal quanto o casal desejar. Primeiramente, devem decidir se será feita somente entre o casal ou se será feita na presença de convidados. Depois disso é hora de definir o local, por exemplo:
• Um destino internacional;
• Um destino nacional;
• Uma praia ou hotel à beira mar;
• Uma chácara ou sítio;
• A casa onde moram;
• O jardim de um restaurante;
• Uma capela particular.
Renovação de votos com bênção religiosa
Embora a renovação de votos não tenha caráter religioso, é possível que o casal queira receber uma bênção em seu local de culto. Nesse caso, é necessário conversar com ministro religioso para combinar previamente todos os detalhes.
Escolha da data e envio dos convites
Depois de escolher a data e o local, o casal pode enviar convites que reflitam o tom e a formalidade do evento. O convite é responsável por dizer aos convidados o que esperar dessa ocasião e se haverá comemoração com comes e bebes: coquetel, brunch ou bolo com champanhe, por exemplo.
O ideal é enviar os convites com mais ou menos um mês e meio de antecedência.
Escolha da roupa
A roupa deve refletir o grau de formalidade da ocasião. O casal deve vestir-se de acordo, mas não é necessário e nem esperado que a esposa use um vestido de noiva, a menos que essa seja a vontade dela.
Ela pode usar um vestido ou conjunto de saia e blusa à sua escolha e ele terno ou costume se a ocasião for formal. Para uma ocasião informal, ela pode usar um vestido ou conjunto mais discreto e ele blazer ou calça e camisa.
Lembrando que é importante que o traje de ambos esteja em harmonia: os dois vestidos formalmente ou os dois vestidos informalmente.
Exemplos de vestidos elegantes para cerimônia de renovação dos votos.
Vestido de alça com estampa floral | Vestido floral com tule | Vestido Avellino
Reunião com quem irá presidir a cerimônia
Para que não haja surpresas e para certificar-se de que o que será dito está de acordo com aquilo que querem transmitir, é importante que o casal se reúna antes com a pessoa que irá presidir a cerimônia.
Prestadores de serviços
Embora muito mais fácil de organizar do que um casamento, a cerimônia de renovação de votos também requer a contratação de alguns profissionais como cabeleireiro, fotógrafo, designer de convites, etc.
O casal entra de mãos dadas e vai até o local onde se encontra o celebrante. Ele pode iniciar com uma saudação a todos e contar alguns acontecimentos da vida do casal. Em seguida, caso tenha sido previamente combinado, abre espaço para que alguns dos presentes leiam algo ou façam seus votos de felicidades ao casal. Finalizada essa parte, marido e mulher lerão seus votos um para o outro.
Se a cerimônia for presidida por um religioso, ele dará uma bênção. Se não for, dirá as palavras finais. Para finalizar, o casal dará um beijo e, ao som de uma música significativa para ambos, é hora de sair para receber os cumprimentos dos convidados.
A duração da cerimônia vai depender dos elementos que o casal decidir incluir, como leituras, leituras ou felicitações de alguns convidados, bênção e a duração dos próprios votos. Em média, uma cerimônia de renovação de votos pode durar entre 20 e 30 minutos.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Músicas românticas
Bodas de anos de casamento
Cálculo de quantidades para festas
Bodas de prata e de ouro
Músicas católicas
Músicas evangélicas
Músicas para bodas
Imagens: Depositphotos
Vestidos à venda na Farfetch BR
Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com
Renovação de votos © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.
NOIVASONLINE.COM
LISTA DE PRESENTES
• Acessar ou editar minha lista
VESTIDOS PARA CASAMENTO
ESTILOS DE CASAMENTO