Noivas On Line
Noivas On Line
Início » Matérias » Finger food

O QUE É FINGER FOOD

Finger food é o tipo de comida que você pode comer com as mãos sem que seja necessário sentar-se à mesa e usar pratos e talheres.

Nessa categoria podemos incluir: mini quiches, mini sanduíches, espetinhos de frios, salgados folhados, salgados fritos, além dos tradicionais canapés frios e quentes.

ÍNDICE DA MATÉRIA

1. Como servir finger food?
2. O que é menu degustação?
3. Como servir mini porções?
4. Melhor opção para casamento
5. Mais econômico do que jantar?
6. Festa só com finger food?
7. Que tipo de bebida servir?
8. Como servir bolo e docinhos?
9. Exemplo de cardápio

COMO SERVIR FINGER FOOD NO CASAMENTO

Em geral, são servidas pelos garçons no início da festa, quando os convidados estão chegando ao local da recepção. Após a chegada dos noivos inicia-se o jantar.

Veja também: Roteiro para festa de casamento com jantar

Em um coquetel são servidas apenas finger foods. O coquetel é caracterizado por ser uma recepção mais simples e rápida, pois não haverá um jantar em seguida.

Acesse o Pinterest para ver e salvar centenas de fotos inspiradoras.

O QUE É MENU DEGUSTAÇÃO

O menu degustação já inclui também, além de finger foods, mini porções de pratos quentes ou frios servidas em copinhos, tacinhas, panelinhas, colheres ou cumbuquinhas já acompanhadas de um único talher (garfinho ou colher), quando necessário.

COMO SERVIR MINI PORÇÕES NO CASAMENTO

Dependendo do número de pessoas, essas mini porções poderão ser dispostas em uma grande mesa ou em ilhas de alimentação para que os próprios convidados se sirvam. Outra opção é que também sejam servidas por garçons.

O objetivo é oferecer aos convidados a oportunidade de provar uma maior variedade de pratos, em pequenas quantidades, sem que para isso seja necessário sentar-se para jantar.

Finger food em festa de casamento

QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA UMA FESTA DE CASAMENTO?

Depende da proposta do evento.

Quando a maioria dos convidados é composta por amigos do casal e o objetivo é fazer com que as pessoas passem a maior parte do tempo na pista de dança, o menu degustação pode ser uma ótima opção.

Quando a maioria dos convidados é composta por parentes mais idosos e pessoas que não curtem agitar na pista, o ideal seria oferecer um almoço ou jantar tradicional que pode ter serviço à americana, mas com lugares à mesa e pratos mais "encorpados".

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o horário. Festas realizadas em horários de almoço ou jantar pedem um cardápio mais consistente. Se você preferir o menu degustação, capriche na variedade e na quantidade das mini porções.

MENU DEGUSTAÇÃO É MAIS ECONÔMICO DO QUE UM ALMOÇO OU JANTAR?

Depende muito dos ingredientes que serão utilizados e também da quantidade e variedade dos pratos, mas em geral, não representa uma grande economia.

Isso porque o trabalho da equipe para elaborar os pratos será o mesmo ou até maior, já que as mini porções virão prontas e bem apresentadas da cozinha. Além disso, será necessária uma maior quantidade de recipientes, copos, etc.

É importante lembrar que quando os convidados passam mais tempo dançando na pista eles consomem mais bebidas.

Outro fator que influencia no consumo de bebidas é um serviço ruim. Se houver pouca comida ou se a comida demorar muito para ser servida, os convidados acabarão bebendo mais.

FESTA DE CASAMENTO SÓ COM FINGER FOOD É MAIS ECONÔMICA?

Sim, mas nesse caso será um coquetel e não uma festa completa.

Para uma festa com duração de quatro a seis horas, onde haverá um DJ e pista de dança, servir apenas finger food pode não ser suficiente para que os convidados fiquem satisfeitos.

Neste caso é importante que, além dos canapés, sejam oferecidas as mini porções e que haja lugares para os convidados se sentarem, mesmo que sejam somente sofás e puffs ao invés de mesas com lugares marcados.

Petiscos para servir em festa de casamento

QUE TIPO DE BEBIDA SERVIR E COMO CALCULAR?

Os responsáveis pelo serviço de buffet poderão sugerir as bebidas mais indicadas de acordo com o cardápio escolhido.

COMO SERVIR OS DOCINHOS E O BOLO DE CASAMENTO?

Variedade aqui também é importante. Não tanto em relação à quantidade de doces, mas nos ingredientes. Não fique só no chocolate. Inclua também outros sabores para surpreender seus convidados.

Se optar pelo menu degustação, você poderá escolher também algumas opções de doces apresentados em colheres, potinhos e copinhos.

O bolo de casamento pode ser servido da forma tradicional ou ser substituído por cupcakes ou mini bolos decorados para manter a proposta de porções individuais.

EXEMPLO DE CARDÁPIO FINGER FOOD E MINI PORÇÕES PARA CASAMENTO

Caldo:

Creme de abóbora com azeitonas pretas.

Canapés:

• Canapé com pasta de salmão e pimenta.
• Biscoitinho de parmesão e alecrim, feta e tomate cereja tostado.
• Casquinhas de concassée de tomate com créme fraiche.
• Mini sanduíches de rosbife e maionese de açafrão.
• Mini casquinhas de salada Caesar.
• Kafta com molho de iogurte e hortelã.
• Rolinho de frango com mousse de gorgonzola.

Mini Porções:

• Escondidinho de carne seca com aipim.
• Penne ao mediterrâneo.

Bebidas:

• Refrigerantes.
• Água mineral.

VEJA TAMBÉM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Imagens: Depositphotos
Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Finger food © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.

Topo Fornecedores Imprimir
x
Este site usa cookies. Saiba mais Aceitar