Para muitas mulheres, mais do que um simples acessório, o véu é o toque final que irá transformar um vestido branco em um verdadeiro vestido de noiva. Ao escolher o véu, a noiva deve levar em consideração: o horário do casamento, o tamanho da igreja, o formato do rosto e sua altura. Todos estes aspectos estão detalhados a seguir.
De manhã ou à tarde o mais apropriado é usar um véu curto. Não é necessário que seja na altura dos ombros, mas evite os que arrastam no chão. O mesmo vale para casamentos ao ar livre.
À noite são permitidos véus longos, do tamanho da cauda ou maiores, arrastando no chão.
Evite grandes volumes se estiver se casando em uma pequena igreja ou capela. Opte por um véu mais abundante se estiver se casando em um espaço muito amplo ou em uma catedral.
Para afinar um rosto redondo ou gordinho, prefira um véu delicado, sem muito volume, caindo suavemente próximo ao rosto, emoldurando-o.
Se você possui um rosto muito fino e quer dar volume ao conjunto, escolha um véu mais armado caindo lateralmente.
Para alongar o rosto, penteados altos com o véu jogado para trás são ideais.
Acesse o Pinterest gratuitamente com a sua conta do Facebook para visualizar centenas de fotos inspiradoras.
Noivas mais baixinhas devem evitar usar os cabelos soltos para não achatar a silhueta. Ao invés disso, podem usá-los presos em um arranjo alto no qual será acoplado o véu.
Para as noivas muito altas, o véu preso abaixo de um coque chignon, como aqueles usados pelas bailarinas, ajuda a disfarçar a altura. Neste caso, a mantilha também é uma boa opção.
Quem possui a silhueta equilibrada pode utilizar véus dos mais variados comprimentos com arranjos baixos ou altos.
Grinalda é o nome tradicional para o acessório que prende o véu aos cabelos da noiva. Hoje em dia costumamos chamar de arranjo de cabeça, enfeite de cabelo ou, em inglês, headpiece.
As opções são diversas e englobam: tiaras, coroas, guirlandas, pentes, fascinators, headbands, etc.
Estes mesmos acessórios podem ser usados sem o véu para prender os cabelos ou apenas enfeitá-los.
Alguns exemplos de grinalda
Embora seja parecida com o véu, a mantilha é uma peça artesanal um pouco mais pesada. Tradicionalmente feita em renda, pode também ser encontrada em tule bordado ou em tule com aplicações de renda.
Costuma ser posicionada próxima ao rosto, servindo como uma espécie de moldura. Presa com um pente apropriado ou com o auxílio de pequenos grampos, combina bem com os cabelos semi presos e transmite certo ar de recato.
Acompanhada de uma bela tiara ou coroa, pode também ser posicionada um pouco mais longe do rosto, emoldurando a figura da noiva com elegância, como se fosse um manto.
Noivas usando mantilha
Se a opção for por uma mantilha bem trabalhada, é aconselhável usá-la com um vestido um pouco mais simples, para que o conjunto não fique muito carregado e ela possa se destacar.
Existem diversas opções de coroas, tiaras e outros acessórios mais delicados como pentes e grampinhos que você poderá escolher de acordo com o seu estilo, sempre levando em consideração o formato do seu rosto, o penteado escolhido, o horário do casamento, o modelo e a cor do vestido.
Lembrando que a cor dos acessórios, do vestido e do véu devem combinar sempre. Use vestido branco com véu branco. Vestidos em outras tonalidades pedem um véu que os acompanhe.
Ao optar por uma tiara, coroa ou outro acessório metalizado, fique com o dourado se o vestido for pérola ou champanhe e prefira o prateado para acompanhar um vestido branco.
Para casamentos que acontecem à luz do dia, acessórios com flores de tecido, pérolas ou outros materiais foscos na mesma tonalidade do vestido são mais indicados. À noite, os trabalhados com strass e pedras estão liberados, mas sem exageros.
Um véu muito simples pode "matar" toda a produção caso você tenha escolhido um vestido muito requintado. Já o contrário é perfeitamente admissível: um lindo véu ou mantilha irá valorizar um vestido mais simples.
Caso queira usar um longo véu apenas durante a cerimônia religiosa, você pode pedir ao cabeleireiro que prenda o véu mais longo por baixo e o mais curto por cima, separadamente. Desta forma, o longo poderá ser retirado durante a recepção sem danificar o penteado e você ficará mais à vontade para circular pela festa apenas com o véu mais curtinho.
Se optar por usar apenas um véu e quiser retirá-lo, peça que ele demonstre como desprendê-lo sem estragar o penteado.
Leve com você ao cabeleireiro a pessoa que ficará responsável por retirar o seu véu durante a festa.
Apesar de essencial para algumas noivas, o véu pode não combinar com o seu estilo ou com o modelo do vestido. Não se preocupe, pois existem diversas outras opções muito charmosas para substituí-lo.
Noivas sem véu
Tiaras modernas, coques desconstruídos, penteados com aplicações de flores naturais ou artificiais, guirlandas de flores delicadas, entre outros, podem criar um penteado maravilhoso. Experimente!
MATÉRIAS RELACIONADAS
Cuidados com os cabelos
Como usar voilette
Como usar luvas
Maquiagem da noiva
O vestido ideal para o seu tipo físico
Imagens: Depositphotos
Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com
Véu e Grinalda © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.
NOIVASONLINE.COM
LISTA DE PRESENTES
• Acessar ou editar minha lista
VESTIDOS PARA CASAMENTO
ESTILOS DE CASAMENTO