Flor de lapela, também conhecida como boutonniere, é um único botão ou pequeno ramo de flores usado pelo noivo, pais e padrinhos para enfeitar a lapela do paletó.
A lapela é aquela dobra do paletó que fica virada para fora. Geralmente possui uma abertura, do lado esquerdo, como se fosse uma casa de botão.
O uso da flor de lapela é considerado muito elegante, desde que ela seja posicionada corretamente e seguidos alguns critérios.
O JEITO CERTO: Se usar flor na lapela, dispense o lenço.
Por ser uma flor resistente e com caule firme, o mini cravo é tradicionalmente usado como flor de lapela, podendo ser usado o branco para o noivo e o vermelho para pais e padrinhos.
Outra opção seria o noivo utilizar uma única flor da mesma variedade que compõe o buquê da noiva, quando adequada. Neste caso, pais e padrinhos podem usar somente o lenço no bolso ao invés da flor ou uma outra cor dessa mesma flor para que se diferenciem.
As flores de lapela que serão usadas pelo noivo, pais e padrinhos deverão ser encomendadas no mesmo local e ocasião em que a noiva for encomendar o seu buquê e os buquês das damas de honra. Dessa forma, todos os itens que precisam estar frescos na hora do casamento serão entregues juntos.
É preciso certificar-se de que as flores serão enviadas acompanhadas de um pequeno alfinete para que seja possível o posicionamento correto.
O ideal seria pedir uma a mais da flor do noivo e duas a mais da flor dos padrinhos, caso alguma delas amasse ou estrague na hora de colocar.
A cerimonialista ou pessoa encarregada de organizar o cortejo de entrada é quem coloca as flores na lapela dos homens.
O jeito certo de colocar a flor na lapela é prendê-la dois ou três dedos abaixo da abertura caseada, sempre do lado esquerdo, colocando a cabeça do alfinete por dentro da lapela e fisgando o cabinho da flor por fora, de forma que o alfinete praticamente não apareça e a flor cubra a totalmente essa abertura.
O JEITO CERTO: Prender a flor na lapela com um pequeno alfinete.
Se a opção for pelo uso do lenço, não usar flor. Se a opção for pelo uso da flor, não usar lenço. Neste caso, o lenço pode ser levado no bolso interno do paletó.
LENÇO OU FLOR: Se optar pelo lenço, deixe a lapela sem flor.
1. Enfiar o caule da flor na abertura caseada é um erro comum que pode causar o efeito contrário, ou seja, ao invés de ficar elegante, deixa com aparência de desleixo.
2. Usar flor de lapela quando não há uma lapela. Embora seja comum vermos fotos disso por aí, usar flor no colete ou no suspensório não é correto.
3. Prender a flor em outro lugar do paletó que não seja a lapela.
4. Enfiar o caule da flor no bolso do paletó.
O JEITO ERRADO: 1. Colocar a flor no bolso | 2. Usar juntos lenço e flor | 3. Prender a flor fora da lapela.
5. Exagerar no tamanho da flor ou do raminho.
6. Escolher uma flor sensível ao calor ou que não tenha um caule estruturado.
7. Ramo grande e volumoso com caules enrolados em fita de cetim, dando a impressão de que tem um mini buquê preso na lapela.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Como escolher a roupa do noivo
Pais e padrinhos: como se vestir
Flores amarelas para casamento
Flores azuis para casamento
Flores brancas para casamento
Flores lilás para casamento
Flores verdes para casamento
Flores vermelhas para casamento
Noivo elegante
Noivo organizado
Imagens 2, 3 e 4: Depositphotos
Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com
Como usar flor de lapela © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.
NOIVASONLINE.COM
LISTA DE PRESENTES
• Acessar ou editar minha lista
VESTIDOS PARA CASAMENTO
ESTILOS DE CASAMENTO