Não demorem para escolher a igreja. Algumas já têm datas reservadas para mais de um ano. Setembro e dezembro são os meses mais concorridos, por isso, se pretendem se casar nesta época, é melhor se apressarem.
O dia e o horário devem ser agendados na secretaria da igreja.
Ao escolher a igreja, verifiquem se ela comporta todos os convidados sentados, mas tomem cuidado para não escolher uma muito grande e gastar demais com a decoração.
Algumas igrejas possuem uma lista de profissionais autorizados a prestar serviços no local. Informem-se sobre isso antes de reservar a data.
Em alguns casos, vocês conseguirão negociar e trazer os profissionais que preferem. Em outros, terão que aceitar essa imposição e trabalhar apenas com os prestadores indicados pela igreja. Muitas vezes, vale mais a pena procurar uma outra igreja e ter a liberdade de escolher o fotógrafo, decorador e músico de acordo com a qualidade do trabalho de cada um.
Fiquem atentos em relação às músicas que podem e as que não podem ser tocadas, se há restrições em relação aos equipamentos de filmagem ou outra restrição em relação à decoração, música, fotografia, etc. Anotem tudo e passem as informações para os profissionais contratados.
Se não for possível que um padre/pastor conhecido de vocês realize o casamento, conversem com o que irá realizar a cerimônia para conhecê-lo antes do dia do casamento. Com certeza vocês ficarão bem mais à vontade.
Embora não haja muita necessidade, algumas pessoas preferem marcar um dia com pais, padrinhos, daminhas e pajens para fazer um ensaio da cerimônia. Se houver um ensaio, seria delicado oferecer um jantar a todos que participarem.
O noivo com os padrinhos, seus e da noiva, devem chegar 30 minutos antes do horário previsto para o início cerimônia. O noivo deve trazer as alianças e a certidão de casamento civil (caso já tenha sido realizado).
Procurem se informar na secretaria da igreja se haverá alguém para recebê-los e se poderão esperar na sacristia ou em outro local reservado até a hora marcada para o início do cortejo.
No dia, é natural que a noiva se atrase um pouquinho, mas este atraso não deve passar de 15 minutos. Porém, alguns especialistas em etiqueta defendem a rigorosa pontualidade da noiva, argumentando que o atraso é deselegante em qualquer circunstância.
É bom lembrar que o atraso superior a 15 minutos poderá ser descontado pelo celebrante na sua cerimônia, para não atrapalhar os outros casamentos marcados pela igreja.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Chá de bênçãos
Acerte na escolha das músicas de casamento
Festa animada sem bebidas alcoólicas
Músicas para casamento católico
Músicas para casamento evangélico
Músicas românticas para casamento
Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com
Cerimônia religiosa © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.
NOIVASONLINE.COM
LISTA DE PRESENTES
• Acessar ou editar minha lista
VESTIDOS PARA CASAMENTO
ESTILOS DE CASAMENTO