Noivas On Line
MENU
Início » Planejamento » Planejamento mês a mês
Alianças de noivado e casamento

Alianças de noivado e
casamento REF. 7016

Clique no play para ouvir o texto.

1 ANO A 6 MESES ANTES DO CASAMENTO

O casamento e a família

Comuniquem à família de ambos que irão se casar.

Reúnam-se com as duas famílias para discutir os planos para o casamento.

Escolham e data do casamento religioso e verifiquem se o local desejado estará disponível.

Certifiquem-se se realmente poderão contar com a ajuda dos pais ou se terão que utilizar apenas o salário e as economias de vocês.

Abram uma conta ou poupança conjunta para as despesas que terão com os preparativos, evitando assim misturar as despesas do casamento com as contas pessoais.

Contar com a ajuda profissional de um assessor de casamentos é uma boa forma de economizar dinheiro na hora de contratar os serviços e organizar todos os detalhes.

Escolha do imóvel

Com certeza vocês irão encarar com mais tranquilidade os preparativos do casamento se já tiverem pensado no local onde irão morar.

Se pretendem comprar um imóvel, certifiquem-se de que ele estará pronto antes do casamento.

Se preferirem alugar, pensem em quanto irão gastar com as prestações do aluguel. Se o imóvel precisa de reforma, é hora de começar.

Lista de convidados

Façam a lista de convidados e verifiquem se ela está de acordo com as possibilidades de vocês.

Cerimônia religiosa: dia e horário

Escolham a data e o horário e verifiquem se o local da cerimônia estará disponível. Escolham o horário e o tipo de recepção que desejam oferecer. Lembrem-se que quanto mais requisitados forem os locais da cerimônia religiosa e recepção, mais cedo deverá ser feita a reserva.

Recepção do casamento

Agora que vocês já marcaram a igreja, confirmem com o buffet. Em alguns casos  é necessário marcar com muitos meses de antecedência. Você deve visitar o local para decidir o que será necessário para a decoração.

Bolo

Por ser um item tão importante como o restante do cardápio, a escolha do bolo de casamento também merece atenção especial. Você já pode começar a pesquisar valores e procurar confeiteiras ou cake designers para evitar correria na última hora.

Dieta

Se você precisa perder peso, comece agora: troque os doces e as gorduras por uma dieta mais balanceada que inclua frutas, legumes e verduras. Mas não adianta exagerar no regime e ficar sem comer, pois isso pode prejudicar seriamente a sua saúde e a beleza da sua pele.

Foto, filmagem, decoração e música

Os melhores fotógrafos e videomakers estão sempre com a agenda lotada, às vezes com muitos meses de antecedência. O mesmo acontece com decoradores, músicos e DJs. Garanta logo a sua vaga assim que a igreja e a recepção estiverem confirmadas.

Convidados

Façam a lista definitiva de convidados (agora com os nomes e endereços completos) para facilitar na hora de sobrescritar os envelopes.

Decoração da casa

Encontraram a casa? Então comecem a pensar na mobília e decoração. Pesquisem preços de móveis e utensílios, já que nem tudo vocês ganharão de presente. Fiquem atentos às liquidações e promoções.

Enxoval

Você pode começar a fazer o enxoval assim que os móveis estiverem comprados ou, pelo menos, definidos. Isso evita errar no tamanho das peças e comprar coisas que nunca serão usadas.

Feira da Noiva

Visite a Feira da Noiva neste domingo!
Clique na imagem para adquirir
o seu convite grátis!

Vestido de noiva

A época ideal para começar a pesquisar é seis a oito meses antes, principalmente se você pretende mandar fazer um modelo exclusivo e parcelar o valor. Assim que definir o vestido, escolha também os sapatos e acessórios.

Dia da noiva

Existem pacotes para todos os gostos, com os mais variados preços e tipos de serviços. Pesquise bastante e reserve o seu horário para um delicioso dia de beleza.

Os padrinhos

Escolham os padrinhos do religioso e do civil e vejam se eles estarão disponíveis para a ocasião. Façam uma listinha e decidam o quanto antes. O ideal é que este convite seja feito pessoalmente ou, no caso de pessoas que moram longe, por telefone.

Clique no play para ouvir o texto.

3 MESES ANTES DO CASAMENTO

Roupa do noivo, buquê, cabelo e maquiagem

Escolhido o modelo do vestido, você já pode começar a pensar no penteado e na maquiagem. O que combina com o seu vestido e com o seu estilo? Lembre-se também do buquê. É hora de escolher a roupa do noivo.

Casamento civil

Decidam se farão ou não o casamento civil juntamente com o casamento religioso. Em ambos os casos será preciso providenciar os documentos e ir até o cartório mais próximo da residência de um dos noivos para dar entrada no processo de habilitação.

Damas e pajens

Se decidirem que terão damas e pajens no cortejo, conversem com as crianças escolhidas e com os pais de cada uma delas para saber se estão de acordo.

Exames pré-nupciais e outros cuidados

Apesar de não ser obrigatório, é sempre bom que o casal faça os exames pré-nupciais, pois eles podem prevenir possíveis complicações, principalmente em relação aos filhos que virão. Entre eles estão os de fator RH e o de HIV. Alguns médicos recomendam ainda que ambos façam um check-up completo.

Não esqueçam de fazer também uma visita ao dentista para garantir um sorriso bonito e branquinho.

Carro da noiva | Carro dos noivos

É hora de escolher o carro que irá levá-la até a igreja e levá-los até o local da recepção.

Documentação e convites

Depois de tudo certo com a documentação, vocês já poderão mandar imprimir os convites com base na lista de convidados.

Lua de mel

Está na hora de planejar a lua de mel. Consultem a agência de turismo preferida e reservem as passagens para uma viagem muito romântica. Se não forem viajar no mesmo dia do casamento, reservem uma suíte de hotel para a noite de núpcias.

Acertando os detalhes

Organizem uma reuniãozinha entre pais, padrinhos e pais das damas e pajens para decidirem a cor, o estilo e outros detalhes referentes aos trajes.

Lista de presentes

Deixem a lista de presentes na loja ou lojas de sua preferência, incluindo itens de preços variados.

Distribuição de convites

Dependendo do número de convidados, esta fase irá tomar bastante tempo do casal. Contudo, não é necessário fazer a distribuição dos convites com muita antecedência, principalmente se vocês já tiverem enviado os save the date.

Encomende-os com pelo menos três meses de antecedência. Comece a distribuí-los oito semanas antes do casamento. Os padrinhos devem receber o convite impresso antes dos demais.

Clique no play para ouvir o texto.

1 MÊS ANTES DO CASAMENTO

Confirmação dos serviços

Revise tudo o que você já fez e faça confirmação para os acertos finais com os serviços contratados: buffet, trajes, filmagem, decoração da cerimônia e da festa, dia da noiva, bolo, carro para transporte dos noivos, etc. Caso tenha contratado um assessor de casamentos, ele ficará encarregado de checar os serviços.

Casa nova

Comecem a embalar as coisas que precisarão levar para a casa nova.

Presentes

À medida que os presentes forem chegando, anotem o nome de quem enviou para que possam agradecer depois.

Chá de cozinha | Chá de panela

Evite deixar o chá de cozinha para a última hora. Um mês antes é o prazo ideal para que você possa aproveitar essa festa com toda a sua energia.

Cuidados com a beleza

Se você ainda não começou, comece  agora a cuidar mais de você, enriqueça sua alimentação com frutas, verduras e durma, no mínimo, 8 horas por dia.

3 SEMANAS ANTES DO CASAMENTO

Confirmem as reservas no hotel em que passarão a noite de núpcias.

Passem um final de semana juntos. Não falem em casamento. O melhor a fazer é passear, conversar e namorar bastante!

1 SEMANA ANTES DO CASAMENTO

O noivo deverá pegar seu traje e experimentá-lo. Se houver algum problema ainda dará tempo de corrigir.

Se necessário, façam os ensaios na igreja.

Experimente pela última vez o vestido, prepare a roupa que usará na noite de núpcias e  confirme os últimos detalhes.

3 DIAS ANTES DO CASAMENTO

Cuide das malas para a viagem e veja se não falta nada.

1 DIA ANTES DO CASAMENTO

Faça depilação e pedicure. Se a depilação costuma irritar muito a sua pele, faça com dois ou três dias de antecedência.

Separe tudo que irá precisar no dia: vestido, sapatos, véu e acessórios. Deixe tudo junto para não ter que ficar procurando depois.

Procure alimentar-se com comidas leves e evitar bebidas alcoólicas. O mesmo vale para o noivo.

Reserve um tempinho para conversar com seus pais e agradecê-los por tudo que eles tem feito por você.

Tome uma boa ducha e relaxe. Procure ficar tranquila e dormir cedo.

DIA DO CASAMENTO

Acorde na hora que o seu corpo pedir e comece o dia com um bom café da manhã. Alimente-se como de costume, mas sem exageros.

Passe o dia sem nervosismo ou agitação, afinal, se você preparou tudo com antecedência, não há motivo para preocupações.

Se você contratou um pacote de dia da noiva, aproveite para se entregar aos cuidados dos profissionais da beleza e relaxar ainda mais.

Programe-se para estar maquiada, penteada e vestida uma hora antes da cerimônia, de forma que haja tempo para algumas fotos e para chegar até a igreja com calma, sem atrasos.

Lembre-se que você nunca conseguirá a perfeição completa. Se alguma coisa não sair como você planejou, não se preocupe. Relaxe, sorria e aproveite o seu grande dia!

APÓS O CASAMENTO

Se o vestido for alugado, deixe alguém encarregado de devolvê-lo. O mesmo vale para o traje do noivo.

Quando voltarem da viagem de lua-de-mel, não esqueçam de enviar os cartões de agradecimento.

É hora de fazer as fotos da sessão Trash The Dress. O resultado é incrível e será mais uma linda recordação desse momento.

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Planejamento mês a mês © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.

Topo Serviços Imprimir Indicar