Noivas On Line
Início » Matérias » Save The Date
Save The date

Monte seu Save the Date. Escolha o modelo, preencha seus dados e receba pronto em sua casa! Clique na imagem.

O QUE É SAVE THE DATE?

Como os convites de casamento costumam ser distribuídos com apenas um ou dois meses de antecedência, o Save the date é um impresso enviado antes para que os convidados reservem esta data em suas agendas. Desta forma, quando os convites chegarem, é mais provável que as pessoas convidadas confirmem a presença ao invés de alegar que já tinham outro compromisso agendado.

Apesar de já ser utilizado há bastante tempo nos Estados Unidos, no Brasil o envio deste tipo de impresso ainda é novidade. A versão brasileira é conhecida pelo nome de Reserve esta data ou Pré-convite.

PRA QUEM E COM QUE ANTECEDÊNCIA DEVO ENTREGAR?

Vocês poderão enviá-los assim que estiverem com a data definida e o local da cerimônia e da festa reservados.

O objetivo é garantir que o maior número possível de pessoas queridas possam comparecer ao casamento, mas isso não significa que vocês já tenham que estar com toda a lista de convidados definida nesse estágio do planejamento. Comecem entregando para aqueles que vocês tem certeza de que serão convidados como os familiares e amigos mais próximos e entreguem os outros posteriormente.

Também não há problemas se vocês decidirem entregar os save the date apenas para estas pessoas mais próximas. Mais tarde, quando a lista de convidados estiver completa, os convites serão enviados para o grupo maior.

IMPORTANTE: Se vocês estão em dúvida entre convidar ou não determinadas pessoas, não enviem o Save the Date para elas. Deixar que as pessoas reservem a data e não enviar um convite para elas é uma gafe imperdoável.

COMO FAZER UM SAVE THE DATE? ONDE ENCONTRAR?

Como ainda não se trata do convite formal e é considerado apenas um "lembrete", os noivos podem soltar a imaginação e criar os seus da forma que desejarem.

Já existem empresas especializadas que desenvolvem impressos lindíssimos para atender os mais variados gostos e estilos. É possível utilizar uma ou mais fotos do casal {ver e-session}, desenhos, ilustrações, pequenos poemas para que o resultado seja algo personalizado e único.

O SAVE THE DATE PRECISA SER FEITO COM O MESMO PAPEL DO CONVITE?

Não é necessário que sejam feitos com o mesmo papel utilizado no convite, afinal, quando enviarem estes impressos vocês provavelmente ainda não terão escolhido os convites. Em relação ao estilo, seria interessante que acompanhasse a ideia do casamento, por exemplo: reciclados para um casamento verde, delicados para um casamento romântico, etc.

OUTRAS FORMAS DE LEMBRAR

• Save the date magnético;
• Save the date marcador de livros;
• Save the date impresso na capa de um bloquinho de anotações;
• Save the date impresso em uma etiqueta sobre uma lata de balinhas de menta;
• Save the date em formato de ingressos com códigos de barras.

QUAL O TAMANHO IDEAL?

O tamanho deve ser escolhido de acordo com a finalidade. Se for um ímã de geladeira será bem menor do que um marcador de livros ou um impresso.

O QUE ESCREVER

Vocês poderão escrever da forma tradicional em inglês Save the date ou em português Reserve a data ou Reserve esta data, como na ilustração abaixo.

PRECISO SOBRESCRITAR OS ENVELOPES DA MESMA FORMA QUE FAREI COM OS CONVITES DE CASAMENTO?

Não. Escreva apenas "Tio Roberto e Tia Ana" ou no caso dos amigos "Marcelo" "Andréia", etc. Deixe as formalidades para o convite de casamento.

COMO ENTREGAR

Vocês poderão entregar pessoalmente ou enviar pelos Correios. Tenham em mãos uma lista com os endereços atualizados dos convidados.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Save The Date © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.