Noivas On Line
Início » Matérias » Casamentos temáticos

COMO ORGANIZAR UM CASAMENTO TEMÁTICO

1. Escolhido o tema, façam uma pesquisa e preparem uma lista de tudo que tem a ver com ele. Com a lista em mãos, pensem quais destes elementos poderão ser utilizados em uma festa de casamento, afinal, nem tudo que está relacionado ao tema combina com a ocasião.

2. A decoração deve refletir o tema com bom gosto e estar de acordo com o perfil dos noivos. As flores e as cores pedem atenção especial para que tudo esteja em harmonia.

3. Qualquer que seja o estilo de decoração escolhido, levem em conta o conforto dos convidados. O ideal é que todos encontrem um lugar para sentar, seja uma mesa ou lounge.

4. Comecem a pensar nos convites. Eles são importantíssimos e devem estar de acordo com o tema escolhido.

5. Escolham um cardápio adequado ao tema, mas lembrem-se de oferecer outras opções, principalmente quando se trata de um casamento étnico. Em uma festa árabe, por exemplo, vocês poderão servir os mais saborosos pratos da culinária árabe e incluir também outras opções mais triviais que agradam a todos.

6. Na hora de escolher as lembrancinhas, abusem da criatividade! A dica é personalizar para encantar os convidados.

7. Festa de casamento temática não significa festa à fantasia. Portanto, nada de pedir aos convidados que venham vestidos a caráter. Deixe para caracterizá-los durante a festa, distribuindo apetrechos para quem estiver na pista de dança.

8. Um bom DJ poderá orientá-los na escolha das músicas que vão animar a pista. O ideal é mesclar músicas temáticas com outros ritmos para não ficar cansativo. No caso de músicas mais antigas, as versões remixadas costumam fazer sucesso.

9. Dependendo do tema, velas podem dar um toque especial e criar um clima agradável, desde que utilizadas corretamente. É importantíssimo deixá-las fora do alcance das crianças e longe de locais onde possam causar acidentes. Lembrem-se também de não utilizar velas aromáticas ou as que fazem muita fumaça, principalmente em ambientes fechados.

10. Aproveitem para inventar um bolo de casamento diferente. São inúmeras as possibilidades para inovar e torná-lo único. Do formato aos noivinhos o resultado pode ser surpreendente.

CASAMENTO NO DIA DOS NAMORADOS

Aproveitando o friozinho de junho você pode "esquentar" a decoração com tons de vermelho, a cor da paixão. Na hora de escolher as flores, incluam rosas, que darão um toque ainda mais romântico. Os docinhos poderão ter formato de coração, assim como as lembrancinhas poderão ser algo que inspire o amor.

Algumas ideias:

• Chuva de confetes em formato de coração na pista de dança.
• Lembrancinhas aos pares: dois porta-retratos, caixinha com duas trufas, dois monóculos, etc.
• Painéis com sequências de fotos dos noivos que contam uma história de amor.

CASAMENTO JUNINO

Sem extrapolar e partir para uma festa na roça, dá pra fazer sim uma festa muito bonita. Caprichem na decoração com cores mais fortes, além de elementos rústicos e comidas típicas, escolhendo músicas bem alegres e dançantes. O resultado será uma festa descontraída e muito animada.

Algumas ideias:

• Carriolas decoradas com flores do campo.
• Grandes peneiras utilizadas como elementos decorativos.
• Toalhas de juta.
• Pratos e tachos de cerâmica.
• Vidros cheios de grãos de café enfeitando a mesa de doces.
• Bem-casados em embalagens rústicas amarradas com tirinhas de ráfia.
• Fotos dos convidados impressas durante a festa e penduradas em varais, como se fossem bandeirinhas, para que os convidados levem como lembrança.

CASAMENTO NATALINO

Se vocês pretendem se casar dezembro, está é uma ótima ideia. Aproveitem o clima de natal para caprichar na decoração da igreja e da festa: fitas em verde, branco e vermelho, flores da estação, anjos, velas e estrelas são alguns dos elementos que podem ser utilizados. Um toque de dourado completa e ilumina a decoração.

Algumas ideias:

• Guirlandas enfeitando a parte de trás das cadeiras.
• Guardanapos vermelhos sobre toalhas brancas.
• Porta guardanapos feitos com bolinhas douradas.
• Sininhos ou anjinhos como lembranças ou marcadores de lugar.
• Arranjos de mesa feitos com pinhas.

CASAMENTO ÉTNICO

Se vocês adoram os elementos de uma determinada cultura, por exemplo: comida japonesa, música africana, comida italiana, elejam uma e direcionem a decoração e o planejamento do casamento com base na cultura escolhida. Se vocês são apenas apreciadores de alguns aspectos mas não conhecem os costumes e demais elementos com detalhes, vale fazer uma pesquisa bastante detalhada para acertar na hora dos preparativos.

Algumas ideias:

• Optar pelo menu degustação: os alimentos são servidos em pequenas porções em recipientes como cumbuquinhas, panelinhas, colheres, tacinhas, etc.

• Lembrancinhas: CDs de músicas relacionadas ao tema, chocolates personalizados, um objeto que tenha um significado especial acompanhado de um pequeno texto explicativo.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Casamentos temáticos © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.