Noivas On Line
MENU
Início » Matérias » Casamento verde

CHIQUE É SER CONSCIENTE

Em meio a inúmeros problemas causados pela devastação, poluição e exploração irresponsável dos recursos naturais, nossas atitudes conscientes, por menores que possam parecer, representam uma grande contribuição para a preservação do meio ambiente.

Nossos bons exemplos serão seguidos por muitos e assim, preservando e cuidando do que temos de mais precioso, nossos filhos e todas as futuras gerações só terão a ganhar.

Veja algumas idéias para celebrar o seu casamento em grande estilo preservando os recursos naturais e evitando desperdícios.

15 DICAS PARA ORGANIZAR UM CASAMENTO VERDE

Espaço para casamentos e festas com lindos jardins, cascatas e fontes.

1. Casar em um sítio, chácara, jardim, parque ou outro local aberto pode ser uma ótima opção. Se o casamento for realizado durante o dia, com tanta beleza natural não será necessário gastar muito com a decoração floral. Além disso, a utilização de energia elétrica será bem menor.

2. Convites e outros impressos feitos com papel reciclado ou papel semente têm tudo a ver com este estilo de casamento. Hoje em dia já existem diversos modelos para escolher.

3. Caso não encontrem um modelo feito em papel reciclado que agrade, vocês poderão "compensar" o papel utilizado nos impressos do casamento fazendo uma doação para uma organização que trabalha pelo reflorestamento como o Click Árvore.

4. Quando forem mobiliar e decorar a casa, procurem por móveis de madeira certificada que trazem o selo verde. Isso significa que a madeira utilizada foi retirada a partir de práticas sustentáveis que não prejudicam o ecossistema.

5. Na hora de fazer a lista de presentes e escolher os eletrodomésticos, procurem por aqueles que possuem o selo do Procel certificando o baixo consumo de energia.

6. Uma boa idéia para os noivos que já possuem a casa montada seria, ao invés de deixar a tradicional lista de presentes em uma loja, pedir aos convidados que fizessem uma doação para uma instituição, asilo, hospital ou ONG. Neste caso, como o presente beneficia outras pessoas, não é deselegante pedir através de um cartãozinho anexo ao convite. {saiba mais sobre listas beneficentes}

7. Adicionem alimentos e bebidas orgânicas ao cardápio da festa. Além de frutas, verduras, carnes e grãos, já existem no mercado vinhos feitos com uvas cultivadas sem agrotóxicos.

8. Se não puderem optar por garrafas de vidro na hora de comprar os refrigerantes, peçam aos garçons que separem as garrafas plásticas do restante do lixo para que possam ser posteriormente enviadas para reciclagem.

9. Se vocês vão se casar em uma igreja e decorá-la com exclusividade (sem dividir o custo com outras noivas), ao invés de jogar fora as lindas flores no final da cerimônia, providenciem para que sejam recolhidas e entregues em um asilo. Certamente o dia destas pessoas ficará muito mais alegre!

10. Se possível, prefiram comprar dos produtores locais as flores que serão utilizadas na decoração. Desta forma vocês colaboram para reduzir a emissão de poluentes gerada pelo transporte dos produtos em caminhões.

11. Para quem pretende utilizar velas na decoração da festa, já existem velas feitas com ceras vegetais (à base de soja) que, além de queimar mais devagar, não liberam substâncias tóxicas.

12. Aproveitando que muitos convidados adoram levar para casa o arranjo de flores utilizado na decoração das mesas, uma boa idéia seria decorá-las com flores envasadas que podem ser replantadas depois. Prefiram vasos de cerâmica, bambu ou outro material biodegradável. Para não deixar a terra aparecendo, poderá ser acrescentada uma cobertura de musgo ou pedrinhas.

13. Ofereçam mudas de ervas aromáticas ou bulbos de flores de fácil cultivo como lembrancinhas. Além de ser uma opção econômica, algo que irá crescer e florir é uma lembrancinha perfeita para a ocasião.

14. Caso optem por outro tipo de lembrancinha, entreguem-nas embrulhadas com papel reciclado ou tecido. Evitem as embalagens plásticas que causam danos ao meio ambiente ao serem descartadas.

15. Escolhendo para a lua de mel um lugar que promove o eco-turismo, além de conhecer paisagens lindíssimas e relaxar em contato com a natureza, vocês estarão incentivando a preservação e colaborando com o desenvolvimento das comunidades locais.

OUTRAS IDÉIAS DE LEMBRANCINHAS PARA CASAMENTO VERDE

• Vidrinhos de mel;
• Potinhos de geléia caseira;
• Bloquinhos de papel reciclado;
• Sabonetes feitos com extratos naturais;
• Marcadores de livros feitos com papel reciclado.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Casamento verde © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.

Topo Serviços Imprimir Indicar