Noivas On Line alianças
Página inicial » Matérias » Casamento na praia


_

Casar na praia exige um bom planejamento e atenção aos inúmeros detalhes. Por isso, mesmo que a intenção seja realizar uma cerimônia apenas com a presença de amigos íntimos seguida de uma pequena festa, pensem na possibilidade de contratar um assessor de casamentos. Este profissional irá orientá-los na escolha e contratação dos prestadores de serviços, facilitando a organização.

No início do planejamento, vários fatores como: condições climáticas do local, distância da cidade dos noivos e das cidades de onde virão os convidados, infraestrutura e qualidade dos serviços oferecidos devem ser considerados.

Procurem saber quais os meses possuem temperaturas mais agradáveis e menor probabilidade de chuvas. Para isso vocês podem consultar o serviço de meteorologia e também alguns moradores locais.

Descubram se costuma ventar muito na praia escolhida e o que acontece quando a maré sobe. Algumas praias ficam completamente tomadas pela água, tornando inviável a realização de uma cerimônia ali.

Visitem alguns hotéis da cidade para conhecer pessoalmente suas instalações e preços para a hospedagem dos convidados.

Escolhida a empresa de assessoria, embora a maioria dos contatos possa ser feita por telefone ou e-mail, será necessário ir até lá algumas vezes para acertar alguns detalhes e verificar pessoalmente se tudo está sendo feito de acordo com o que vocês combinaram.

Peçam para ver amostras de produtos, fotografias de outros eventos e, se possível, antes de fechar o contrato, entrem em contato com outros casais que já utilizaram os mesmos serviços.

Existem basicamente duas formas de casar na praia: a primeira, mais descontraída, é se casar com os pés na areia. A segunda, mais requintada, é optar por um hotel a beira mar. Veja abaixo como proceder em cada caso.

10 DICAS ÚTEIS PARA UM CASAMENTO "PÉ NA AREIA" EM PRAIA PÚBLICA

1- Uma praia pública pode ser um cenário paradisíaco, mas realizar um casamento ali implica em providenciar por conta própria cada detalhe, já que o local geralmente não possui infraestrutura adequada para um casamento. Além disso, nada impede que outras pessoas parem no local para assistir a cerimônia.

2- Escolhida a praia, antes de começar a planejar a cerimônia e a festa será necessário pedir autorização para a prefeitura. Isso garante que não haverá inconvenientes com a fiscalização no dia do casamento. É preciso saber o que pode ser instalado ali, com quanto tempo de antecedência os decoradores e demais fornecedores poderão chegar ao local, quanto tempo os noivos e seus convidados poderão permanecer na praia, se há restrições em relação ao som, etc.

3- O aluguel de geradores garantirá energia elétrica para os equipamentos de som, iluminação, refrigeração de bebidas, etc.

4- Mesas, cadeiras, toalhas, pratos, copos e talheres podem ser alugados ou, dependendo do buffet escolhido, estar incluídos no pacote.

5- Se os alimentos não puderem ser preparados na hora, será necessário trazê-los prontos, o que implicaria em servir um cardápio mais simples. Uma opção seria aproveitar a estrutura de algum quiosque instalado no local, negociando previamente o aluguel do espaço com o dono do estabelecimento.

6- Uma boa cobertura deve ser providenciada para proteger as pessoas em caso de chuva ou sol forte e também banheiros químicos. Além disso, para evitar que as pessoas, cadeiras e mesas afundem na areia, o ideal seria montar uma estrutura com piso de madeira no local da recepção. Caso não seja possível, opte por cadeiras com pés mais largos para evitar acidentes.

7- Manter tudo a uma distância segura do mar evitará que as ondas molhem ou até mesmo arrastem parte da decoração.

8- Na hora de escolher, verifiquem se o local é de fácil acesso para os convidados. Onde ficarão os carros? É seguro estacionar e caminhar até o local da cerimônia?

9- Contratar um serviço de segurança é o ideal quando se trata de um evento em local aberto.

10- No final da festa a limpeza do local fica por conta dos organizadores do evento. Será necessário contratar funcionários para recolher quaisquer resíduos ou objetos deixados pelos convidados na areia da praia.

CASAMENTO EM UM HOTEL A BEIRA MAR

Uma opção para quem não quer se preocupar com todos esses detalhes seria realizar o casamento em um hotel a beira mar. Levando em consideração o custo para providenciar todos os itens separadamente, pagar o valor cobrado pelos hotéis para usufruir de toda a infraestrutura necessária certamente acabará compensando. Desta forma os noivos evitam gastos com geradores, seguranças, aluguel de coberturas e muitos outros sem abrir mão do lindo cenário.

Alguns oferecem apenas o espaço, deixando por conta dos noivos a contratação dos serviços de buffet, doceiras, decoração, músicos, etc. Outros possuem pacotes que já incluem o serviço de buffet, além de uma lista de profissionais locais para indicar.

Além de oferecer todas as facilidades que os noivos encontrariam em um requintado salão de festas, outro atrativo são os descontos para hospedagem do casal e de seus convidados no próprio hotel, proporcionando uma estadia agradável e facilitando o acesso dos convidados ao evento.

Antes de começar a pagar, exija um contrato detalhado especificando tudo que está incluído no valor cobrado.

IDÉIAS PARA A DECORAÇÃO DE UM CASAMENTO NA PRAIA

Mesmo que a cerimônia não seja realizada na areia da praia, você pode substituir o tradicional tapete por um caminho de pétalas uma esteira de fibras naturais. Para as mesas, jogos americanos também de fibras naturais são uma alternativa aos de tecido.

Para cerimônias realizadas no final da tarde ou à noite, velas e tochas são perfeitas para iluminar o ambiente com muito charme.

Para casamentos realizados à noite, uma cobertura transparente na área reservada para a recepção proporcionará aos convidados uma visão privilegiada do céu estrelado ou de uma noite de lua cheia.

Vidros com plantas aquáticas (como aquelas utilizadas em aquários) podem substituir os arranjos florais nas mesas dos convidados. Outra ideia são vidros com uma vela sobre a areia, posicionados no centro de uma linda guirlanda de flores naturais.

Arranjos feitos com suculentas são outra opção para decorar as mesas (suculentas resistem bem ao sol forte em um casamento ao livre). Além disso, podem ser levadas pelos convidados como lembrancinhas.

Cordas brancas podem fazer parte da decoração, assim como tiras de ráfia e elementos em tons de palha.

Brinquem com o tema! Noivinhos de bolo com máscaras de mergulho ou usando bóias também podem ficar divertidos.

CARDÁPIO E BEBIDAS

Água de coco geladinha pode ser servida logo após a cerimônia, antes das bebidas alcoólicas.

Sucos naturais e drinks coloridos, caprichosamente decorados, são perfeitos para esta ocasião. Caso o local não ofereça, seria interessante contratar um barman para prepará-los.

Sempre existe a possibilidade de haver pessoas alérgicas ou vegetarianas entre os convidados. Neste caso, ao invés de servir apenas pratos a base de peixe ou frutos do mar, inclua também algumas opções para quem não gosta ou não pode comê-los.

Bolo e docinhos temáticos fazem sucesso sempre.

LEMBRANCINHAS PARA CASAMENTO NA PRAIA

Este é o lugar ideal para distribuir chinelos personalizados.

Outras sugestões de lembrancinhas

  • Squeezes
  • Porta-recados com motivos marinhos
  • Nécessaires para viagem
  • Sais de banho
  • Caixinhas de bombons em formato de conchas

MIMAR OS CONVIDADOS É UM LUXO

Se houver muitas crianças, contrate monitores de recreação para que elas fiquem entretidas enquanto seus parentes e amigos aproveitam a festa.

Além de oferecer as tradicionais lembrancinhas para os adultos, você pode preparar alguns kits com baldinhos e bolas coloridas para os pequenos.

Peça ao fotógrafo para clicar seus convidados e envie a foto posteriormente junto com o cartão de agradecimento. Todos irão adorar ter como recordação uma foto profissional feita em um lugar tão bonito.

Se costuma ventar ou fazer frio no horário em que acontecerá o casamento, avise as convidadas para que levem um casaquinho ou deixe sobre as cadeiras pequenas mantas que poderão ser usadas no local e levadas como lembrança. Tire-as da embalagem e faça um laço em cada uma com uma fita de cetim, de forma que elas se tornem parte da decoração.

Outras sugestões de mimos

  • Óculos de sol
  • Protetores labiais
  • Chinelos de borracha
  • Leques de madeira
  • Pincéis para tirar a areia dos pés antes de entrar no carro

TRAJES: O QUE VESTIR EM UM CASAMENTO NA PRAIA?

NOIVA

Praia combina com tecidos leves e fluidos em modelos descomplicados que não limitam os movimentos.

Um modelo longo com véu e uma pequena cauda pode ser usado se o casamento for realizado à noite dentro do hotel. Caso contrário, prefira um longo sem véu ou ainda um modelo curto ou midi. Os cabelos ficam bonitos com headbands, coroas de flores ou fascinators feitos com flores de tecido.

Nos pés, sandálias com ou sem salto (de acordo com a sua preferência) para casamentos realizados à noite dentro do hotel. Na areia da praia sandálias rasteiras, enfeites que cobrem apenas o peito dos pés ou pés descalços.

NOIVO

Calça branca e bata (calçando sandálias) ou calça branca e camisa branca de mangas curtas para casamentos informais realizados na areia da praia durante o dia.

Terno escuro para casamentos realizados à noite dentro do hotel e terno claro para casamentos realizados durante o dia dentro do hotel. Nos pés, sapatos adequados ao traje.

CONVIDADOS

Elas: vestidos leves em cores (evite o preto) ou estampas florais que poderão ser curtos ou midi, acompanhados de rasteirinhas trabalhadas para casamentos realizados na areia da praia ou sandálias de salto para casamentos realizados dentro do hotel.

Para casamentos formais realizados em um hotel a beira mar no período noturno, o traje pode ser social, o mesmo que seria usado para uma festa na cidade.

Eles: Calça cáqui com uma camisa mais casual para um casamento realizado na areia da praia.

Terno escuro para casamentos formais realizados à noite dentro do hotel, terno claro para casamentos realizados durante o dia dentro do hotel.


VEJA TAMBÉM


Casamento campestre
Casamento moderno
Casamento romântico
Casamentos temáticos
Casamento verde
E-Session (Engagement Session)
Trash the Dress

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
CASAMENTO NA PRAIA © NOIVAS ON LINE
PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL
OU PARCIAL DESTA MATÉRIA.
_

BUSCAR NO SITE
outras opçõ Procurar no Guia de Serviços Imprimir esta página Indicar esta página



página inicial | noivado | planejamento | trajes | cerimônias | festas | enxoval | lua de mel | matérias | serviços
serviços com desconto para noivas | passo a passo | eventos para noivas | lista de presentes | check list
tire suas dúvidas | mapa do site | anuncie | contato

Untitled Document
acessórios
agências de turismo
anéis e alianças
animação de festas
assessoria e cerimonial
aulas de culinária
aulas de dança
bar e bartenders

bebidas para festas
bolos e doces
buffets para festas
buquês de noiva
cabelo e maquiagem
caligrafia e lacres
carro para noivas
chá de cozinha
chácaras e sítios
convites de casamento
decoração da casa
decoração de casamentos
dia da noiva e do noivo
djs para casamento
enxoval de casamento
estética para noivas
foto e vídeo
garçons e churrasqueiros
hotéis e pousadas
igrejas e celebrantes
imóveis
lembrancinhas
lingerie para noivas
manobristas
música para casamento
noivinhos de bolo
presentes de casamento
restaurantes
salão de festas
sapatos para noivas
seguranças
toldos e coberturas
trajes masculinos
utilidades domésticas
vestidos de festa
vestidos de noiva

RECEBER NOVIDADES | ENTRAR EM CONTATO


Website Brasileiro - Brazilian Website
1999-2014© Noivas On Line®
Todos os direitos reservados